Cada vez mais o tema da sustentabilidade está vinculado aos projetos de engenharia, arquitetura e design. Este tema tem ganhado força devido aos impactos negativos ao meio ambiente e a falta de planejamento no setor de desenvolvimento urbano. Infelizmente essa falta de planejamento é mais perceptível que a preocupação sustentável.

Notei essa realidade ao buscar imóveis para alugar em Campo Grande e não foi difícil achar um vasto arsenal de equívocos, existem muitas edificações que se aglomeraram por falta de orientação e de um projeto voltado às práticas da sustentabilidade.

Sustentabilidade na arquitetura

Essas edificações dificultam a convivência, atrapalham a privacidade, em alguns casos o barulho da rua e da vizinhança causa muito stress aos moradores, sem mencionar outras particularidades como a falta de privacidade.
As empresas que disponibilizam apartamentos para alugar em Campo Grande-MS acompanham e se preparam para resolver esses percalços.

Algumas utilizam um rígido critério para a seleção no momento da locação, outras trabalham com a conscientização da política da boa vizinhança, tem algumas que usam o sistema de multa por atividades não permitidas.
Existe uma preocupação maior por parte das construtoras que executam grandes obras e de impactos maiores na sociedade, tanto no meio ambiente, quanto no lado tecnológico.

Sustentabilidade na arquitetura - jeito de morar

E é pensando nessa evolução consciente que vamos abordar o recente projeto de sustentabilidade na arquitetura: Axion House da startup Designs Acre. O Co-fundador Andrew Dickson apresentou o projeto que consiste na automatização e aproveitamento da energia solar para funcionamento das tecnologias aplicadas ao projeto da casa.

A energia renovável vai reduzir os custos da moradia e “alimentar” alguns serviços automatizados como: robô que corta a grama faz a manutenção na iluminação e cuida da segurança. O sistema de automatização é aplicado na verificação de temperatura e monitoramento do ambiente, e ajusta automaticamente persianas e aquecimento.

Sustentabilidade na arquitetura - Axion House

O primeiro protótipo será construído em Kansas City (EUA) e será plenamente conectado ao Google.

Enquanto esses projetos não fazem parte da nossa atual realidade, cabe a cada um buscar  medidas que já podem ser aplicadas para diminuir o impacto ambiental e facilitar o nosso convívio.

Comentários

Comentários