Os estímulos visuais são o que geralmente agradam ou desagradam uma criança quando ela chega em algum local desconhecido, e como muitos pais e algumas empresas demonstraram preocupação na segurança dos pequenos, essa combinação acabou se refletindo no design dos móveis para a chegada de uma criança em casa.

Os móveis, o ambiente em que essa criança vai crescer, será o mundo particular dela por muito tempo, por isso um ambiente bem planejado pode influenciar a criatividade, promover a interatividade e se tornar uma terapia natural.

Esse ambiente precisa ser monitorado para não se tornar um espaço que deixe as crianças apegadas demais aos bens materiais, egoístas e mimadas, isso significa que ambiente bem planejado sem pais presentes ou regras eficientes, fazem efeito contrário.

Além de móveis criativos para simular um ambiente de extrema liberdade de expressão e estimulo criativo a cromoterapia pode formar crianças de fáceis temperamentos e poucos traumas.

Design interior: quarto colorido

Cores:

A cromoterapia é uma técnica realizada por especialistas que fazem aplicações de cores no corpo do paciente, cada cor corresponde a uma energia diferente e se baseia em tratar a mente através de algumas formas de tratamento, como: água solarizada, lâmpadas coloridas, entre outras.

Enfim, o caso não é de contratar um profissional para fazer a cromoterapia, e sim se basear nesta terapia usando cores com efeitos terapêuticos, no ambiente das crianças.

Para ambientes onde as crianças são agitadas demais, por exemplo, podemos usar as cores: verde e azul, que transmitem respectivamente: calma e equilíbrio, paciência e harmonia.

Já para as crianças mais calmas e desanimadas, podemos utilizar as cores amarelo e vermelho, que transmitem dinamismo e inteligência, coragem e renovação.

Design interior: escola criativa

Móveis:

Além das cores, os móveis podem estimular a criatividade e trabalhar a liberdade de espaço das crianças pra que elas se sintam livres mesmo diante das regras.

Algumas escolas no exterior já começaram a adotar este padrão na educação e formação, os resultados vêm surpreendendo, pois elas se sentem estimuladas a estudar em um ambiente bonito e confortável, ao invés de sentirem obrigadas a fazer isso.

Como nas escolas isso ainda acontece apenas no exterior, porque não adotar um ambiente desses e estabelecer esse método na educação dos seus filhos?

Aqui em Mato Grosso do Sul, por exemplo, tem muitos arquitetos talentosos, você também pode oferecer a ideia para um marceneiro executar, ou para economizar e mesmo assim aproveitar a dica, procure uma madeireira em Campo Grande MS e coloque as mãos na massa, para montar um design diferenciado e ajude a transformar a formação das crianças através do ambiente.

Comentários

Comentários