Quem opta pela equoterapia tem acesso a um tratamento eficaz que desenvolve o paciente em um ambiente agradável, onde é possível realizar atividades multidisciplinar de maneira leve e com resultados excepcionais.

A equoterapia é um método terapêutico educacional e multidisciplinar que tem como objetivo desenvolver ao máximo o potencial do paciente que apresenta dificuldades motoras. Ela ainda é indicada no tratamento de paralisia cerebral, traumas e atrasos maturativos, autismo, síndrome de down e para pessoas que apresentam ansiedade, depressão e psicose. A indicação é feita por um médico e/ou fisioterapeuta, mas o interessado também pode buscar esse método junto a um profissional especializado.

equoterapia

Os benefícios para quem opta por esse tratamento são de médio a longo prazo, ele desenvolve diversas habilidades no paciente, não apenas aptidões físicas, há também um desenvolvimento mental, educacional e social.

De acordo com especialistas, o cavalo funciona como uma “maquina terapêutica” que não pode ser imitada nem em grandes centros de tratamento e recuperação. O animal realiza movimentos parecidos com a marcha humana, sendo assim o centro gravitacional do cavalo é descolado tridimensionalmente como a marcha humana. Essas semelhanças fornecem impulsos importantes para que o paciente aprenda e reaprenda a andar, ter equilíbrio e postura correta. Por acontecer em um ambiente externo e com um animal manso, a pessoa cria vínculos afetivos com o cavalo. Pois faz parte de muitos tratamentos alimentar o equino e acompanha-lo até o local de descanso.  O despertar do paciente em um ambiente natural alivia o estresse e aumenta a autoconfiança, socialização, afetividade e segurança do praticante pelo animal.

A sensação de poder e força que o cavalo passa, juntamente como o fato dele ser manso podem ajudar no processo de evolução do praticante. Esse animal quando criado em haras, ou domesticado de forma certa, pode contribuir com o combate a várias doenças.

Se você se interessa por cavalos, nossa indicação é optar pela raça de cavalos árabes. Esses animais são caracterizados pela obediência e inteligência apurada, adjetivos importantes para quem busca um método de desenvolvimento multifuncional.

Comentários

Comentários