Sou apaixonada por casas que tenham uma arquitetura charmosa, convidativa. Que parece lar aconchegante de gente feliz, sabe? Quando estou à toa, gosto de sair pela cidade identificando casas bonitas, diferentes e com soluções práticas para aproveitar o espaço, o desnível do terreno.




Então separei alguns estilos que mais me atraem – acho que a maioria está fora de moda, mas não sou fã do estilo moderno. Acho ele frio, as casas me passam uma impressão de clínica de estética, em raríssimas exceções encontro uns exemplos que me atraem. Não tem cara de lar, não tem identidade, sabe?

Vamos lá, muitos imóveis são, por si só, soluções imobiliárias, para um negócio, para um estilo de vida. Imagina uma padaria com cara de antigamente? O estilo colonial americano me faz suspirar. Uso abundante de madeira e toques clássicos com matérias-primas mais rústicas em casas com fachadas imponentes e interior aconchegante. Paredes de cor creme com stencil de flores e frutas somados uma decoração de cores fortes: verde-escuro, mostarda, vermelho, marrom. Castiçais, águias e frascos compunham essa decoração tão detalhista.

Estilo de casa colonial americano

A versão brasileira do colonial é o neoclássico, que desembarcou no Brasil do século 19 e marca muitas fazendas tradicionais. A fachada é marcada por colunas e o prédio tem materiais nobres como pedra, mármore e madeira, o neoclássico tem na imponência e sobriedade suas características mais marcantes.




Completamente oposto a esses modelos, com predominância de branco nos móveis, no chão e nas paredes, o estilo escandinavo é minimalista. Esse ambiente é calmo. Janelas enormes para captar toda a luz disponível no ambiente – lembrando que esse estilo nasceu nos países nórdicos, e uma decoração com a sensação de ter acabado de mudar. Quadros no chão, luminárias com fio aparente e poucos objetos decorativos. Cor apenas nos detalhes: preto, nude, cinza, vermelho, amarelo. Madeira, lã, linho e pedras ajudam a quebrar o “gelo” do ambiente.

Estilo de casa provençal

Já o estilo provençal é rústico. O que antes retratava o estilo de vida rural francesa, na região de Provença, eram casas simples de pedra que dividiam espaço com os campos de lavanda. As pedras e as vigas de madeira são aparentes no interior das casas e dividiam espaço com cores como amarelo e verde. Porcelanas delicadas e móveis torneados ao estilo francês contrapunham esse ambiente doméstico.

Estilo de casa grego: casas para a família

Branco e azul prevalecem no estilo grego. Muitas vezes os móveis fazem parte da estrutura das casas, construídos de alvenaria, como que uma extensão das paredes e do piso. Arcos, mosaicos e azulejos complementam esse estilo, que transmite paz.

Estilo de casa mediterrâneo

Imponente e luxuoso, o estilo mediterrâneo tem cores claras e pilares na fachada, galerias incríveis para desbravar no interior da residência, entre quartos e outros cômodos amplos. O quintal recebe um tratamento especial, com varandas igualmente espaçosas e plantas.




Quer uma casa despojada com cara de praia? Então, o estilo marroquino tem cores em abundância, almofadas e móveis baixos. Lâmpadas de hena, carpetes, espelho e tapetes. Azul cor de mar e amarelo, dourado. No chão, na parede, nos detalhes do teto. As casas são espaçosas e os ambientes se fundem com o quintal, são janelas amplas e portas que convidam o hóspede para ficar na varanda.

E vocês, quais estilos mais atraem?

Comentários

Comentários