Muitas pessoas ficam confusas quando ouvem falar do termo curso técnico, algumas pensam que é a mesma coisa que uma graduação de faculdade, outras não entendem porque o tempo de duração é menor. Fazer um curso técnico é diferente de cursar uma universidade, esse método está em uma categoria especial do Sistema de Ensino Brasileiro.

Ao contrário da Universidade, que tem como objetivo ampliar o conhecimento do estudante permitindo a formação, por exemplo, de pesquisadores e cientistas, o curso técnico forma pessoas para o mercado de trabalho. Por esse motivo os cursos técnicos são mais focados na prática, para assim colocar trabalhadores capacitados para a mão de obra.

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), por exemplo, oferece cursos de educação profissional e tecnológica, ampliando as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens que pretendem ingressar no mercado, aos trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Os cursos técnicos estão em um nível entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, que podem ser feitos inclusive após o término do Ensino Médio ou substituir essa etapa, integrando as disciplinas práticas com as matérias dadas normalmente em um só curso.


No Brasil existem três categorias de cursos técnicos, o Curso Técnico Integrado, que é o que substitui o Ensino Médio. O Curso Técnico Externo, que é feito em paralelo com o Ensino Médio e o Curso Técnico Profissionalizante, para quem quer entrar mais rapidamente no mercado de trabalho.

Os cursos técnicos são divididos em 13 áreas diferentes, Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Quem ainda não possui uma formação acadêmica e não sabe quando iniciara um curso superior, o curso técnico é uma ótima opção para agregar conhecimento pessoal e profissional, além de enriquecer o currículo para uma futura vaga no mercado de trabalho.

Comentários

Comentários