Turismo cultural e histórico é um nicho que cada vez mais atrai gente para os países e suas singularidades. Nesse quesito, um destino extremamente interessante para quem está procurando um intercâmbio bacana é a Nova Zelândia, um país mega desenvolvido mas que ainda guarda em sua história uma cultura nativa sensacional: a tribo Maori.

Para quem não sabe, os Maori são o povo indígena da Nova Zelândia. No seu intercâmbio na Nova Zelândia, conhecer mais sobre esse povo pode ser extremamente enriquecedor.

Hoje, cerca de 14% da população do país é descendente direto dos Maoris, cuja origem é Polinésia. O idioma maori original é chamado de “Maoritanga”, e possui influências taitianas e havaianas. A origem do povo Maori, vindos da Polinésia em Canoas até a Nova Zelândia, é estimada por volta do século 9 antes de Cristo. Eles foram encontrados pelos europeus a partir de 1642, segundo dados históricos do país.

Foi no ano de 1840 que os europeus definitivamente estabeleceram domínio sobre esse povo, e também reconheceu os direitos à terra aos Maoris, e hoje há um esforço do Governo da Nova Zelândia para recompensar os Maoris pela terra confiscada.

maori

Tradições

Os Maori são muito bons em histórias, lendas e na oralidade, ou seja, em passar sua cultura oralmente através das gerações. O nome disso é “waita”, que significa canção. O tradicional ato de boas-vindas Maori é chamado de “powhiri”, isso envolve um “hongi” que é uma saudação que envolve o toque de narizes pressionados em oposição.

Mais, uma característica cultural bacana que ultrapassou continentes, e que conhecemos no Brasil, é a tatuagem estilo Maori. Culturalmente, as tribos realizavam essas marcas para determinar uma condição daquele indivíduo. Essa arte é chamada de “moko”.

Também podemos ver no time de rugby os “All Blacks” que, ao começo de todas as partidas representam uma dança típica maori a chamada Haka, uma dança que serve tanto para dar boas-vindas, como para intimidar os inimigos.

Aos poucos, a cultura Maori foi se expandindo e se desenvolvendo. Na Nova Zelândia, é possível assistir à cerimônias Maori e conhecer de perto essa cultura em vários locais. Não deixe de visitar.

Comentários

Comentários