Saber um segundo idioma nos tempos atuais é fundamental, pois amplia o conhecimento e traz benefícios futuros a quem aprende. Por isso é importante que as crianças tenham o conhecimento do inglês desde cedo, elas apresentam facilidade para desenvolver uma nova língua.

Muitos pais ficam em dúvida sobre qual é a idade certa para aprender, e ficam preocupados com o ensino de uma língua estrangeira na infância, com receio de que os filhos enfrentem dificuldades para assimilar uma segunda língua ou que possa atrapalhar o aprendizado da língua de origem. Mas é importante saber que outro idioma desperta curiosidade e incentiva a criança, portanto não é uma ameaça ao desenvolvimento.

A professora de língua inglesa e intérprete Priscila Oliveira garante que as crianças estão aptas a aprender mais de um idioma ao mesmo tempo sem prejudicar sua comunicação. “Aprender outro idioma na infância beneficia as estruturas do cérebro relacionadas à linguagem, o que torna a imersão mais fácil. Por isso estudar a língua inglesa ainda na infância é, em tese, mais fácil e rápido que na fase adulta”.

Quanto mais cedo a criança fazer um curso de inglês, maiores serão os benefícios e a capacidade de aprendizagem. “Especialistas divergem sobre a idade certa para iniciar o estudo de uma nova língua, há um período que os cientistas chamam de ‘janela das oportunidades’ que vai da infância até a puberdade – este seria o período mais propício para se aprender um novo idioma, pois é sabido que com o passar do tempo o cérebro se compromete com a língua materna, o que dificulta o aprendizado”, pontua Priscila.

Existem muitos métodos para que acriança tenha maior facilidade para aprender

Há uma boa vantagem em estudar inglês pensando que a maioria dos filmes e seriados produzidos no mundo vêm dos Estados Unidos da América. E incentivar a criança que está na fase de aprendizado a assistir seus filmes favoritos legendados ajuda na compreensão mais rápida do idioma.

“É muito interessante assistir filmes sem legendas ou legendados em inglês, pois é uma maneira de identificar os diferentes sotaques e aperfeiçoar o listen (ouvir). Assim como o trabalho com música, vídeos. A gama de métodos que facilitam é muito grande e acessível – com o advento da Internet ficou muito fácil até mesmo o contato com falantes nativos para praticar o idioma, temos até mesmo muitos aplicativos para celulares com este objetivo”, indica a professora.

A melhor maneira de ter acesso a diversos filmes e seriados nativos em inglês é assinando pacotes de TV a cabo. Ou assinar sites de streaming, como a Netflix, onde se paga uma taxa mensal e pode assistir a um grande número de produções infantis no computador ou celular, assim despertando o interesse deles para continuar evoluindo no aprendizado.

Comentários

Comentários