O Wireless está tão inserido em nosso cotidiano que muitas vezes nem paramos para pensar em como ele funciona, no caso da Internet que usamos em nossos lares. O termo Wireless, em tradução livre, sem fio, nada mais é que do que qualquer tipo de conexão para transmissão de informações sem o uso de fios ou cabos. Por isso, qualquer comunicação que há sem a existênci ade um fio ou um cabo caracteriza-se por uma conexão wireless. Isso vai da nossa televisão conectada com seu controle remoto até nosso smartphone conectado com as torres das operadoras de telefonia.

Pouca gente reflete sobre esse alcance da rede Wireless ser tão grande e uma vantagem tão grande hoje em dia. Podemos simplificar a definição de Wireless como uma transferência de informação entre dois ou mais pontos que não estão conectados fisicamente, a distância pode ser curta ou mesmo pode atingir milhões de quilômetros, como nos satélites.

Cada vez mais as pessoas estão aderindo as redes sem fio por se tratar de uma tecnologia de fácil instalação e utilização. Uma wireless é composta por um grupo de sistemas conectados por tecnologia de rádio através do ar. Deste modo, na categoria de comunicação, é possível encontrar tecnologias como o Wi-fi e o Bluetooth.

O funcionamento do Wireless dá por meio do Access Point (Ponto de Acesso), um aparelho que envia os dados na forma de ondas de rádio para serem captadas por antenas e transmitidas para todos os dispositivos conectados à rede

Comentários

Comentários