Cada vez mais, as pessoas se interessam por segurança e conforto em suas moradias. Casas em condomínios fechados são uma opção para quem quer algumas vantagens como segurança e espaço de lazer, mas prefere ter mais espaço físico, por exemplo, já que os condomínios térreos muitas vezes são casas comuns que dividem espaço dentro de um condomínio. No apartamento, os vizinhos estão “grudados” porta a porta, em um mesmo andar.

(Foto: Perez Imóveis)

Muito se ouve falar sobre as regras de apartamentos, onde existem funcionários que fazem a manutenção de jardins, áreas de convivência, segurança muitas vezes 24 horas por dia, e a figura do síndico, um morador que é eleito entre os habitantes daquele local para manter a ordem da limpeza, segurança e regras de boa convivência entre os moradores.

Isso é algo importante e imprescindível nos apartamentos verticais, onde se paga a taxa de condomínio de cada apartamento. Mas nos condomínios térreos, essa realidade pode ser um pouco diferente.

As regras de boa convivência (barulho, por exemplo), provavelmente são as mesmas, mas deve se levar em conta que, no caso das casas térreas, o isolamento acústico é muito maior que no apartamento, que divide os moradores por uma fina parede. Por isso, a interferência do síndico deve ser muito maior, mas às vezes, em alguns condomínios o incômodo quase não existe. Tudo depende das regras que os condôminos decidirem entre si. A regulamentação de cada local depende muito mais da forma que se dispõe aquele empreendimento do que de regras municipais, por exemplo.

(Foto: Perez Imóveis)

Em alguns condomínios, a questão da casa ser térrea e geralmente mais espaçada no terreno acaba tendo uma vantagem, que é a possibilidade de regras próprias, já que o espaço de convívio é maior. No caso dos apartamentos verticais isso é mais restrito. Para quem não sabe que tipo de moradia procurar, pensar no seu próprio gosto e no seu estilo de vida pode ajudar. Gosta de muita segurança e tem uma boa convivência com as pessoas? O apartamento vertical é uma boa escolha. Caso goste de mais espaço e regras menos intensas, a opção do condomínio térreo pode ser melhor.

Comentários

Comentários